A nova sede do ICFC (International Children’s Foundation Center) situa-se na acidentada geografia de Campos do Jordão. Para acomodar o programa de forma mais integrada com o terreno, os programas foram divididos em três blocos principais unidos pelo funicular. Essa forma de transporte permite fácil acesso a todas as partes do conjunto e evita a construção de novas estradas de veículos.
Edifício central do ICFC. Lâmina horizontal pousada sobre o terreno. Entrada do conjunto recebe as pessoas no centro de visitantes. Abriga também área administrativa, salas de reunião, teatro e restaurante orgânico.
O edifício de apartamentos flutua sobre o terreno. Os 50 apartamentos ficam imersos no eucaliptal. Agrupados em 5 conjuntos de 10 dormitórios, que podem ser divididos por idade, sexo ou diferentes configurações desejadas. A insolação, orientada sentido l-o, é feita pelos pátios internos. A luz inunda os locais abertos para a paisagem e banha todos os ambientes. Nesse prédio também está a cafeteria, piscina aquecida e lavanderia.
Localizado no ponto mais alto do terreno, próximo a cumeeira, é o elemento que identifica o ICFC. Além de acomodar pequenas exposições tem também um pequeno anfiteatro.
Diferente das outras edificações, mais verticalizado, é um farol para a paisagem. Mirante no topo do morro, é referência para o conjunto.
Campos do Jordão, SP
2006
UNA arquitetos: Cristiane Muniz, Fábio Valentim, Fernanda Barbara, Fernando Viégas
Ana Paula de Castro, Jimmy Liendo, José Carlos Silveira jr.
60.000 m²
9.479,61m²
Visualize Arquitetura Digital