UNA barbara e valentim

Casa das Jabuticabeiras

1/4

A casa foi projetada em um terreno densamente vegetado e estabelece relações com as árvores e jardins existente, cultivados ao longo de 60 anos.
Nos jardins destacam-se uma mata mais densa que se constituiu ao longo da divisa norte e três grandes jabuticabeiras ao fundo. É na presença desse alinhamento das jabuticabeiras que é definida a implantação da casa. O projeto busca sobretudo recriar as relações entre os ambientes internos e os jardins, valendo-se de varandas, pátios, terraços e piscinas.
O programa no térreo foi organizado em 3 blocos funcionais: estar/jantar/estúdio, cozinha/lavanderia e o pavilhão de lazer ao fundo, enquanto o andar superior acomoda o estar familiar e cinco suítes, voltadas para o norte com vista para a mata mais densa.
O projeto de paisagismo reorganiza o jardim introduzindo faixas de mediação entre a casa e a mata, com piscinas, decks e uma vegetação arbustiva densa.

Paredes de taipa compõe os principais fechamentos e apoios no térreo.  Essas paredes de terra tem um vínculo forte o solo, presença forte nesse terreno tão amplamente vegetado.
A taipa compõe os apoios da casa junto com pilares de concreto sobre os quais pousa uma estrutura metálica, uma trama leve que se contrapõe à massa das paredes de taipa. As duas estruturas jamais se tocam, ficam como entidades independentes na organização do espaços. Nas fachadas cegas, um único e distinto pilar em concreto ancora as treliças laterais que permitem grandes balanços nos quatro cantos do volume superior.

Local

São Paulo, SP

Data do início do projeto

2023

Estrutura

Maratá

Taipa

Taipal

Impermeabilização

Proassp

Elétrica

Maratá

Climatização

Maratá

Hidráulica

Maratá

Luminotecnia

Lux Projetos

Legalização

Constusato

Paisagismo

Soma