UNA barbara e valentim

Casa em Alto de Pinheiros

Casa em Alto de Pinheiros

1/8

Localizada num terreno de esquina na várzea do rio Pinheiros, esta casa para casal e dois filhos, teve sua implantação (pré)-definida pela legislação da Cia. City. Criou-se, desde o início, uma oposição entre a face voltada para o jardim e a face ensolarada. O próprio projeto, por sua vez, organizou-se a partir da oposição de dois volumes: um pousado sobre o terreno que acompanha o recuo lateral, outro elevado, definido pelos recuos de frente e fundo.

 

A qualidade do solo indicou fundações em estacas e lajes armadas para todos os pavimentos, térreo inclusive. Por isso a opção de elevar a cota da sala sobre a altura dos baldrames. Essa laje, uma placa contínua de granilite, expande-se independente dos volumes que definem a casa.

 

A sala, volume de cristal levemente elevado, fica integralmente voltada ao jardim. No volume superior (branco), os três dormitórios possuem dupla fachada. Um pátio elevado garante as faces leste e oeste para o estúdio e o escritório. Esse volume apóia-se sobre seis pilares. A utilização de quatro pilares de concreto alternados com dois aço reforça a leveza desejada e dissimula a modulação. Sua estrutura alterna lajes sobrepostas e invertidas, associando uso e materiais distintos. Varandas, pátio e dormitórios com piso de madeira (flutuante); estúdio, closets e banheiros com pisos de granilite. Pisos que associam o uso à estrutura, e reforçam o sentido transverso norte e sul. Sobre o volume elevado existe ainda um terraço jardim, que permite vistas abertas sobre o casario que circunda a casa. O acesso à cobertura é feito com a duplicação da escada metálica, incorporada ao volume dos reservatórios de água e agora convertido em lanternim. A árvore existente foi incorporada ao piso de mosaico que desenha a área livre e costura piscina, varanda, sala de jogos.

Local

São Paulo, SP

Data do início do projeto

2003

Arquitetura

UNA arquitetos: Ana Paula Pontes, Catherine Otondo, Cristiane Muniz, Fábio Valentim, Fernanda Barbara, Fernando Viégas

Colaboradores

Apoena Amaral e Almeida, Ana Paula de Castro, José Carlos Silveira jr., José Paulo Gouvêa, Jimmy Liendo, Pablo Hereñu, Ricardo Barbosa Vicente, Sabrina Lapyda

Área do Terreno

820,81 m²

Área Construida

360,00 m²

Construção

Alexsando Luis Muller Bremenkampf

Estrutura

eng. Eduardo Duprat

Instalações

Sandretec

Fotos

Bebete Viégas