UNA barbara e valentim

Exposição Cotidiano, Imaginação e Paisagem: Galeria Estação 20 anos

Exposição Cotidiano, Imaginação e Paisagem: Galeria Estação 20 anos

1/3

A exposição Cotidiano, imaginação e paisagem: Galeria Estação, 20 anos celebra a trajetória de artistas brasileiros que, por muito tempo, permaneceram à margem do circuito institucional de arte. Em sua maioria autodidatas e de origem modesta, eles desenvolveram suas criações longe dos grandes centros urbanos, construindo um universo visual único a partir de suas vivências, das tradições populares e da religiosidade.

Para aproximar o público desses artistas, a exposição apresenta retratos em preto e branco de seus criadores — muitos já falecidos — acompanhados de biografias curtas. A mostra reúne um conjunto significativo de pinturas e esculturas de oito nomes no campo da chamada “arte popular” ou “não erudita”, pertencentes ao acervo da Galeria Estação. Além do valor histórico, as obras abordam temas como o trabalho rural, as festas populares, e a relação entre o ser humano e a natureza.

Durante o evento de inauguração, Neymar Dias, violeiro e multi-instrumentista, e Toninho Ferragutti, acordeonista, compositor e arranjador, apresentam músicas de seu mais recente álbum, Festa na Roça II. O repertório inclui composições autorais e clássicos da música caipira, celebrando a riqueza e a tradição do gênero.¹

 

 

¹Texto de divulgação: Instituto Çarê

Local

São Paulo . Instituto Çarê

Data do início do projeto

2024