UNA barbara e valentim

Casa 27, Reserva Pituba, Alagoas

Casa 27, Reserva Pituba, Alagoas

1/6

Desenhado em meio à um antigo coqueiral, num terreno de larga frente para o mar, essa residência desenvolve-se num único nível. O programa é disposto em blocos autônomos conectados por varandas, otimizando a ventilação natural e oferecendo maior privacidade aos moradores. Entre a área social e as áreas de serviços, um recorte ao longo da laje de cobertura permite um que um denso jardim se forme no meio da residência. O resultado é uma casa sem corredores, onde sempre se circula em áreas sobradas margeadas por jardins e intercaladas por recortes de vistas do mar.

A cobertura é aqui pensada como uma generosa área de lazer. Elevada, favorece vistas ainda mais largas sobre a paisagem, tanto do oceano como do morro. Essa cobertura, ocupada com amplos jardins, deques de madeira e uma piscina, é toda protegida por uma pérgola de madeira. Essa estrutura de sombreamento se estende sobre o jardim central, formando no nível térreo um inesperado jardim tropical de dupla altura desenhado pela luz filtrada pelo pergolado.
A casa é concisa em seus materiais: concreto aparente, vidro, madeira natural, paredes caiadas, pisos de pedra e deques de madeira natural.

Local

Pitúba, AL

Data do início do projeto

2020

Architecture

UNA barbara e valentim
Fabio Valentim e Fernanda Barbara